Escola E B 2 3 Manique do Intendente, EBI Manique do Intendente

Escola Básica Integrada de Manique do Intendente

A Escola Básica Integrada de Manique do Intendente situa-se na freguesia de Manique do Intendente, concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, distando cerca de 70 km da capital e funciona como escola sede do agrupamento.
A maioria dos alunos que frequentam a escola provém de localidades limítrofes a Manique do Intendente: Alcoentre, Tagarro, Quebradas, Arrifana, Vila Nova de S. Pedro, Maçussa, Casais de Além, Vale de Judeus, Casais da Caneira e Casais das Boiças.

A Escola

A escola é constituída por um edifício central onde funcionam no primeiro andar dez salas de aula (2º e 3º ciclos). Existem ainda salas específicas para determinadas disciplinas: Educação Musical, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Visual e Tecnológica e Ciências. Há uma arrecadação de audiovisuais e o gabinete onde funciona o Serviço Escolar de Apoio Educativo. Neste piso encontra-se um Bar/Sala de Convívio de alunos, um refeitório e cozinha, uma papelaria/reprografia, um auditório, o gabinete do Pessoal Auxiliar, uma sala do Pessoal da Cozinha e sanitários.
No rés-do-chão localizam-se os seguintes espaços: quatro salas de aula destinadas ao 1º ciclo, uma sala Polivalente do 1º ciclo, Sala Snoezelen, sala de apoio às atividades de Expressão Plástica do 1º ciclo, sala de TIC, BE/CRE, Sala do Futuro (Laboratório de Inovação e Criatividade), gabinete da Direção, sala de Professores, gabinete de Diretores de Turma, Secretaria, Tesouraria, sanitários e uma arrecadação. A escola dispõe ainda de um elevador.

Existe ainda no exterior do edifício central um espaço reservado aos balneários e ao gabinete dos professores de Educação Física.
Os espaços verdes existentes dentro do pátio escolar têm vindo a ser recuperados, uma vez que ficaram bastante danificados pelas obras de recuperação e de ampliação. Dentro do pátio da escola existem ainda bebedouros, mesas e bancos de pedra e de madeira (estes últimos recuperados pelos alunos).

As nossas Actividades e Currículo

Na escola E B I Manique do Intendente temos várias Actividades para a educação de todas as crianças e jovens.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS:

• 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo
  • Actividades Curriculares 1º Ciclo
  • Actividades Extra-Curriculares
  • AEC's
  • Agrupamento de Escolas
  • Biblioteca Escolar
  • Clube de Rádio

• Ensino Especial
  • Orientação Escolar
  • Programa Eco-Escolas
  • Projectos Educativos
  • Protecção e Prestação de Socorros
Entre outros serviços.

Manique - Vila Milenária

Manique do Intendente, vila milenária, sita no Concelho da Azambuja, outrora denominada “Alcoentrinho”, foi oferecida pela Rainha D. Maria I a Diogo Inácio de Pina Manique, aquando do seu casamento.
Nesta localidade, iniciou Pina Manique a construção de um solar, mais conhecido por “Palácio”, o qual, infelizmente, ficou por concluir.
Mandou também o Intendente construir o “Palácio da Câmara” (actualmente ocupado pela GNR), pois pretendia fazer desta vila a sede do concelho.
O dito Palácio, encima uma praça de formato hexagonal, com pelourinho ao centro, à qual vêm desembocar ruas com os nomes de vários Imperadores romanos: Sertório, Trajano, César, etc.
A população local, actualmente desfalcada devido ao fluxo emigratório, principalmente para França e Suiça, dedica-se essencialmente à agricultura, com especial relevo para a vinha e o tomate.
Nos últimos anos, foi implantada nesta localidade a cultura de flores e eucaliptos, em estufas, por alguns emigrantes regressados de França.
Entre a população feminina, há um número apreciável que se dedica ao fabrico de tapetes de “Arraiolos”.

Na freguesia, há também um artesão que fabrica pequenas peças em madeira.
A indústria é escassa e é o pequeno comércio que assume maior importância na vida da população local, bem como os mercados mensais, não só em localidades próximas, mas também na própria vila.
A localidade possui um Posto de Saúde (onde a população é assistida por dois médicos e um enfermeiro), uma Farmácia e um posto da Cruz Vermelha (onde trabalham um médico de clínica geral e um cardiologista). Periodicamente, recebe a visita de um dentista. Regista-se ainda a existência de um posto dos CTT e de uma Casa do Povo.
A população em idade escolar é servida pela Escola do 1.º CEB e pela Escola 2+3.
A Junta de Freguesia proporciona a frequência de aulas de natação, assegurando o transporte das crianças, mediante o pagamento de uma módica quantia.
A Associação Desportiva e Cultural, que promovia a prática o futebol infantil (feminino e masculino), encontra-se actualmente fechada por falta de elementos que assumam a direcção.