Escola E B 2 3 Manique do Intendente, Centro Escolar de Alcoentre

Centro Escolar de Alcoentre (1º Ciclo e Pré Escolar)

A escola funciona na ladeira designada "Alto do Lameirão" em Alcoentre, Concelho de Azambuja. É uma construção do tipo "Plano dos Centenários", tendo sido construída em 1952 e ampliada em 1960.
No pátio circundante à escola, existia um campo de futebol e outro de basquetebol, ambos degradados, que os alunos utilizam durante os recreios ou em actividades desportivas orientadas pelos professores de cada turma.
No ano lectivo 2007/2008 a escola funcionou em regime normal e foi frequentada por cerca de 80 alunos. O quadro docente é composto por cinco professoras, sendo uma dos apoios educativos; a escola possui uma auxiliar de acção educativa e duas assalariadas.
Insere-se num meio tipicamente rural salientando-se, no entanto, o Estabelecimento Prisional Central como lugar representativo de sector de serviços, pois aqui trabalham muitos encarregados de educação dos alunos que frequentam a escola.

Esta escola foi ampliada e remodelada, durante o ano 2008/2009 dando origem ao novo Centro Escolar de Alcoentre.
No ano lectivo 2009/2010 foi inaugurado o Centro Escolar de Alcoentre que integra duas salas de pré-escolar e cinco salas de primeiro ciclo, centro de recursos, refeitório, campo de jogos, ginásio e parque infantil. Aqui são acolhidos os alunos da EB1 de Tagarro e Quebradas que foram encerradas. Com abertura desta nova infra-estrutura alguns dos problemas sinalizados aquando 8 Projecto Educativo - 2009/2013 da recolha dos inquéritos relativos às escolas de Alcoentre, Tagarro e Quebradas foram solucionados.